sábado, 5 de dezembro de 2009

A Contingência do Ser Humano

A espécie humana apareceu sobre a Terra há pouco tempo. Mesmo assim, desenvolveu uma capacidade notável de inteligência, algo ímpar dentre os mamíferos e demais seres viventes. Com isso, consegue agora vasculhar seu próprio passado à procura de respostas. Por que existimos? Somo os únicos? Para onde vamos? Essas são perguntas clássicas.

Mas será que o ser humano poderia não ter existido tal qual ele é sobre a Terra, segundo o conceito evolutivo? Tal possibilidade, se confirmada, poderia mudar muito dos nossos conceitos e ações, interferindo até mesmo em nosso destino. Se soubéssemos que nós somos realmente únicos, não somente no campo biofísico mas também no filosófico-espiritual, poderíamos talvez, como uma unidade mais plausível, evoluir nossa forma de pensar. Isso, sem dúvida, poderia trazer benefícios para cada indivíduo, grupo, espécie e próprio planeta. Diante dessa possibilidade, nós, como seres inteligentes, realmente não temos dado o valor merecido a nossa existência, já que podemos ser uma dádiva da natureza, um eventualidade no universo. Será? Somos realmente únicos?

domingo, 22 de novembro de 2009

Formas de Vida: Restrições em Planetas Rochosos


A vida no planeta Terra começou com formas circulares, radiadas, mas logo esse formato foi deixado de lado por um tipo que alcançou prontamente grande sucesso, a forma alongada, seguindo um eixo ântero-posterior.

Formas circulares foram eficientes apenas no começo da evolução da vida, quando as interações eram bem mais simples. De repente, de uma hora para outra, que pode ser medida em milhoes de anos, houve uma explosão de formas de vida de corpo alongado, e nao mais radial, contendo uma extremidade chamada "cabeça".
O padrão cabeça-corpo foi adotado então por uma infinidade de espécies, sendo suplementado mais tarde por apêndices locomores, ou mesmo asas, e órgãos sensoriais na cabeça, como antenas táteis.

Este advento nao foi coincidência, há uma razão para isto ter ocorrido na evolução da vida neste planeta.
Como muitas das formas de vida têm movimento, têm que se deslocar de um lado para outro e, por isso, um formato alongado de corpo, contendo uma extremidade sensorial, seria vantajoso, ao contrário de um formato radial, sem extremidade ou polaridade. É justamente por isso que grupos de animais de corpo radiados, como esponjas ou cnidários, nao tiveram tanto sucesso quanto grupos com formato alongado, ântero-posterior, como os vermes, artrópodes e vertebrados.
A forma radiada parece nao ser tão efetiva para o deslocamento no espaço, pois isso tem sido percebido até mesmo nas formas de aeronaves humanas. Assim, nossos foguetes têm formato alongado, para vencer a barreira da gravidade, por exemplo, e o formato de disco (como os "discos voadores de Hitler") tem sido deixado de lado como formato de aeronave viável. Mesmo na água, onde a vida surgiu e se desenvolveu, o formato de submarinos tem sido adotado como a forma alongada e não a circular.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Estamos sozinhos?


A especulação sobre a existencia de vida inteligente fora do planeta Terra eh antiga. Talvez o caso mais famoso tenha sido a ideia de vida em Marte, os marcianos... Especula-se que tenha havido vida naquele planeta no passado, ou que ainda exista vida la na forma de microorganismos. Essa ideia de vida em sua forma basica, de microorganismos, tem deixado os cientisitas atonitos, principalmente na busca de vida (nao-inteligente) em outros planetas e principalmente luas do Sistema Solar. Essa hipotese eh ate plausivel.
A historia de ETs (Extraterrestres) tem sido veiculada pela midia e pela populaçao a tempos. Normalmente eles se parecem conosco, humanos, pelo simples fato de que usualmente nao conseguimos pensar em alguma outra forma que nao seja a parecida com a nossa, que possa ter tido sucesso em outro planeta, e viajado ateh aqui. Ha muitos motivos obvios e adicionais a isto, para explicar esse pensamento. O fato eh que a probabilidade da existencia ou da chegada de ETs aqui na Terra eh infima.
Mas a vida apareceu somente aqui neste planeta "azul"?
Tendo em vista os bilhoes de trilloes de estrelas e muitas, muitas vezes mais o numero de planetas existentes no universo, o bom-senso diz que eh mais provavel que existam incontaveis formas de vida, isoladas, pelo universo a fora, sendo algumas delas tambem inteligentes como ocorreu aqui.
Problemas inerentes a isso sao as grandes distancias que separam as galaxias, sois, e planetas uns dos outros, e ao imenso perigo de se viajar pela espaço (exposiçao a radiaçao cosmica, p.ex.). Para se ter uma ideia, uma geraçao humana (digamos 50 anos) nao seria suficiente para chegar nem perto de uns poucos planetas no sistema solar mais proximo da Terra. Isso a velocidades de cruzeiro bem mais rapidas do que a especie consegue imprimir atualmente a seus foguetes.
Continuemos tentando pelo menos um "contato" entao.

sábado, 3 de outubro de 2009

Diversidade Biologica


A vida apareceu no planeta Terra a cerca de 4,6 bilhoes de anos. A vida aqui eh definida como uma entidade organica capaz de se reproduzir e assim deixar descendentes. As primeiras formas de vida no planeta foram as bactérias. Desde entao, diversas formas de vida evoluiram, a partir de celulas mais complexas que as bacterias, as celulas eucariontes. Passados cerca de 3,5 bilhoes de anos, com o aumento da produçao de oxigenio na atmosfera, houve uma explosao de vida por todo o planeta, aparecendo formas como plantas, animais e fungos. A concentraçao da diversidade biologica hoje esta localizada nas regioes equatoriais, quentes e umidas do planeta, onde ocorrem florestas umidas. A vida originalmente surgiu nos oceanos, mas alcançou a superficie terrestre posteriormente. Como um icone da evoluçao biologica, a especie humana apareceu recentemente no planeta, e logo tomou-o por meio de uma explosao populacional. Especula-se se o surgimento do homem como especie seria um evento ao acaso da evoluçao, ou se seria um fenomeno direcionado, fadado a sempre culminar com formas humanoides desde que haja uma celula primordial.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Sobre o Planeta


O planeta Terra é um dos trilhões, de trilhões, ..., de planetas que existem no Universo conhecido. Está hospedado em um sistema solar de tamanho considerável, embora pequeno quando comparado aos demais sistemas solares, com sóis gigantescos. É um planeta rochoso e de porte pequeno, ao contrário dos muitos planetas gigantes e gasosos que existem por ai.

É de se admirar que nele exista a vida. Um planeta azul, com atmosfera, mares, fauna e flora.

Também nele existe um ser vivo, que recentemente vem dominando e o transformando. Este é o ser humano, com pouca capacidade física mas com intelecto desenvolvido. Apareceu no planeta muito recentemente dentro dos 4,6 bilhões de anos do planeta. Mas foi o suficiente para por em risco toda a fauna e flora existente, mudar o clima, e até o destino do planeta. O futuro próximo ditará como será a trajetória deste pequeno planeta "azul" dentro deste pequeno sistema solar, localizado num canto da Via Láctea, que é uma das billões de constelações que existem no Universo.